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Instruções para procura de defeitos em rotores


O rotor deve apresentar um desbalanceamento reproduzível dentro de certos limites.


Uma dispersão excessiva do desbalanceamento pode limitar a tolerância de balanceamento atingível.Massas flutuantes incontroláveis podem dificultar imensamente e em alguns casos tornar impossível o balanceamento.


Entre outros, os motivos das massas flutuantes podem ser:
- Peças soltas dentro ou fora do rotor;
- Deslocamentos radiais ou axiais do rotor sobre o seu eixo;
- Assentamento dos rolamentos;
- Deformações causadas por dilatações térmicas;
- Deformações plásticas causadas por choques;
- Deformações elásticas do rotor ou de suas peças.


Um balanceamento laborioso que necessita de muitos ciclos sucessíveis pode ser o indicio de um rotor DEFEITUOSO.


Um rotor perfeitamente balanceado pode certas vezes produzir vibrações notáveis, tanto na maquina de balancear como em condição de operação, oque geralmente provocadas por leituras nervosas.Trata-se aqui de vibrações que não são provocadas pelo desbalanceamento, como por exemplo:
- Vibrações harmônicas causadas por pontas de eixo não cilíndricas;
- Ruídos ou vibrações de rolamentos;
- Vibrações harmônicas causadas por rigidez anisotrópica do rotor;
- Vibrações causadas por forças magnéticas alternativas;
- Vibrações causadas por turbulência aerodinâmica;
- Vibrações causadas por ressonância;

As indicações instáveis (nervosas) podem ser causadas por uma sensibilidade excessiva (e não necessária) do aparelho de medição.

 

Noções fundamentais para o balanceamento de rotores rígidos


Observações e recomendações


Desbalanceamento:
O desbalanceamento é causado por uma assimetria na distribuição de massas de um corpo rotativo referida a seu eixo de rotação, isto significa que o desbalanceamento ocorre quando o eixo principal de inércia não coincide com o eixo de rotação.


O desbalanceamento se exprime pelo produto da massa desbalanceada pelo seu raio (distancia ao eixo de rotação-U=u.r)


Balancear
Significa melhorar a distribuição de massas de um rotor a fim de reduzir as forças centrifugas livres que por outro lado agem nos mancais de apoio deste rotor.Não é por conseqüência necessário eliminar o desbalanceamento por completo.De acordo com o tipo de aplicação do rotor, bem como por questões econômicas admite-se maiores ou menores desbalanceamentos residuais.


Desbalanceamento de um rotor cilíndrico rígido
Um rotor cilíndrico rígido pode ser representado como sendo constituído por vários discos com um desbalanceamento parcial de (U=u.r).Estes desbalanceamentos parciais podem ser agrupados em 2 desbalanceamentos situados nos planos de referencia do rotor, de acordo com as regras da mecânica nacional.

Observações importantes
Enquanto o rotor pode ser considerado como rígido, seus desbalanceamentos parciais podem ser deslocados segundo as regras da estática em planos arbitrariamente escolhidos como referencia sem que seus defeitos sejam alterados.Isto significa que a compensação de massas pode ser feita em dois planos escolhidos quaisquer, sem restrições.

 

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